Home Negócios Wall Street abre em alta com expectativas de acordo sobre tecto da...

0 644

A expectativa de um acordo no Congresso para o aumento do limite máximo da dívida está a animar as praças norte-americanas. O tecnológico Nasdaq soma mais de 1%.

As bolsas norte-americanas iniciaram a sessão desta quinta-feira no verde, aproveitando o avanço ligeiro de ontem. O movimento positivo contraria as descidas em torno de 1% registadas no início da semana.

O S&P 500 soma 0,7% para os 1.668 pontos, ao passo que o Dow Jones segue nos 14.895,5 pontos, ao somar 0,63%. É o segundo dia de ganhos do índice, embora o de ontem tenha sido de avanços muito ligeiros. O tecnológico Nasdaq está a avançar 1,27% para os 3.724,39 pontos, sendo que, na sessão anterior, foi o único que perdeu terreno.

De acordo com a agência Bloomberg, a justificação para a valorização das praças bolsistas dos Estados Unidos passa pelo eventual acordo entre os dois partidos presentes nas duas câmaras do Congresso norte-americano no que diz respeito a um aumento do limite máximo da dívida – o que, a acontecer, poderá evitar um incumprimento da dívida da maior economia do mundo.

O presidente Barack Obama, democrata, irá reunir-se esta quinta-feira com os líderes do partido Republicano para encontrar um possível acordo de curto prazo de forma a evitar o incumprimento. O que deu um alívio às bolsas.

Os EUA têm vivido um momento de tensão política já que, além dessa decisão sobre o “debt ceiling”, tiveram de enfrentar as consequências da paralisação de vários sectores da administração pública. Aliás, essa paralisação parcial obrigou empresas e organismos públicos a cortar parte da força de trabalho, o que levou a um aumento do pedido de subsídios de desemprego. Essa subida foi mais expressiva do que a esperada pelos economistas na semana passada o que, ainda assim, não impede o verde em Wall Street.


Business – Google News

NO COMMENTS

Leave a Reply